top of page

Controle é uma necessidade em meu universo


Controle é uma necessidade em meu mundo, esta é uma afirmação de muitas pessoas, elas acreditam que precisam ter controle sobre tudo e todos e não percebem que não há controle sobre nada, tudo aquilo que é hoje, pode não ser amanhã, pode mudar a qualquer momento.


Não confunda autocontrole com controlar tudo e todos. Autocontrole é a capacidade de dominar seus impulsos, suas emoções e paixões, e aqui não significa impedir de sentir ou de que os sentimentos te atinjam, mas sim uma forma de lidar com suas emoções de forma saudável, principalmente as emoções negativas.

 

O controle é algo inerente ao ser humano desta realidade dual, mas que no fim nada é o que parece ser, nada é como queremos, algumas coisas até o são, mas na maioria das vezes não. Você pode por exemplo, decidir o que deseja comprar, contudo há inúmeras possibilidades entre o querer, a decisão e a compra de fato, pois, pode ter acabado, o dinheiro talvez não seja suficiente, a loja fechou, o produto não era o que esperava, enfim, assim como ocorre com as relações e todo o resto em nossa vida.


E controlar a tudo e a todos é no mínimo um ato egoísta, é acreditar que sabe o que melhor para o outro, é manipular ao ponto de não permitir que faça suas próprias escolhas.


Você já parou para pensar que como ser humano também comete erros?


Sendo assim, por que suas decisões são melhores que a das pessoas ao seu redor?


Normalmente pessoas controladoras e manipuladoras realizam seus atos juntos aos seus, seja com o marido, esposa, filho, filha, e dizem que tudo o que fazem é por amor, será mesmo?


Eu afirmo neste momento que não é por amor e sim por egoísmo, e não estou dizendo que você não ama essas pessoas, claro que ama, ama e muito, porém não enxerga ou não quer enxergar que cada ser humano é um espírito individual, com experiências únicas, e que tem o poder de tomar as decisões que acharem melhor.


Como pais por exemplo, nosso papel é sim orientar nossos filhos, quando crianças tomamos as decisões por eles, mas depois de adolescentes já possuem a capacidade de tomar decisões por si mesmo, podemos e devemos influenciá-los pelo nosso exemplo, podemos dar conselhos, mas o caminho a seguir é deles.


Manipular um filho porque acredita ser mais velho, conhecedor da vida e saber o que é melhor para o outro é uma das maiores hipocrisias. E ok, não queremos que eles passem pelo que passamos, porém esquecemos que o passamos para nosso crescimento (alguns ainda passam porque não aprenderam, mas isso é conversa para outro dia), e eles terão as experiências necessárias para o seu crescimento próprio.


Alguns até conseguem controlar por anos os outros, e não tem momento mais lindo quando estas pessoas conseguem se libertar, sair desta gaiola e voar.


Temos a falsa sensação de controle em diversos momentos, porém nada mais é que o plano traçado acontecendo, você traçou o caminho muito antes de encarnar, aqui cabem as escolhas que o direcionam a manter-se no caminho original ou se afastar, o tal livre arbítrio, elas definem o próximo acontecimento, e a beleza é que não temos certeza do que vai acontecer, apenas possibilidades e consequências.


A única certeza que temos nesta existência é que chegará o momento em que deixaremos o plano terrestre, agora o quando e como... isso ninguém sabe, percebe que até na única certeza não temos controle de quando e como, quem estará conosco, quem virá em nosso enterro, só sabemos que este dia chegará.


A cada amanhecer somos agraciados com a dádiva divina da vida, por isso, viva como se fosse o último dia, faça planos, trabalhe, mas mais que isso, ame mais, permita-se mais, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, diga a seu filho o quanto o ama, o quanto ele é importante, diga a seus pais que os honram e os amam, diga o quanto és grato por esta existência. Diga a seu marido o amor que sente e como a vida seria diferente sem ele ao seu lado, eu não sei, apenas deixe seu coração comandar e suas emoções externalizarem.


Respire fundo e viva, pois o controle o prende a falsas convenções.


Namastê!

 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page