top of page

Autoconhecimento

mulher olhando o mar.jpg

Autoconhecimento

Olhe para dentro de si com muito amor e respeito por quem és.

meditação topo da montanha.jpg

Autoconsciência

Esteja consciente de que você da o que tem de melhor, o que pode naquele momento

O autoconhecimento refere-se ao conhecimento que tem de si mesmo. Muitas vezes achamos que nos conhecemos porém nunca paramos para olhar para dentro de nós, ou seja, não olhamos para nossos sentimentos, não nos questionamos o por que de sentir aquilo, o por que daquilo nos incomodar tanto, nós apenas permitimos que estas emoções se façam presentes.

Quando algo acontece conosco desperta sentimentos negativos ou positivos, com base em como enxergamos a vida. assim, interpretamos como raiva, amargura, tristeza, entre outras emoções negativas, ou como aprendizados, alegrias, conforto, gratidão, entre outras emoções positivas. e em raros os casos não sentimos nada, como se aquilo não se importasse.

Assim como, a emoção é potencializada quando relacionada com pessoas que amamos muito, por exemplo, um pai que se decepciona com um filho.

A emoção é uma reação interna, que diz respeito somente a ti. Ela pode variar de pessoa para pessoa, pois, cada pessoa é única e além disso, cada um interpreta a vida com base em suas experiências vividas em toda a existência deste ser.

O autoconhecimento vai além do saber o que gosta e o que não gosta, é aprofundar em si, em sua consciência e em seu inconsciente para entender o que causa determinadas emoções e consequentemente ações, ou seja, sendo autoconsciente, e a partir daqui tendo autocuidado consigo mesmo.

A autoconsciência por sua vez, assim como o autocuidado esta diretamente ligado ao autoconhecimento.

 

 

Conhece-te a ti mesmo! 

Provérbio Sócrates

Sócrates propõe aqui uma visão introspectiva da consciência e da capacidade interpretativa.

O autocuidado por sua vez são as ações que você toma para cuidar do seu bem estar, e isso só é possível se você se conhece, e tem consciência  do que quer e onde quer chegar.

Não é um processo simples, e não precisa ser doloroso. Quando olhar para dentro de si se torna um processo doloroso, significa que sua compreensão de si mesmo é baixa e consequentemente não aceita quem é verdadeiramente, com todos os seus erros e acertos.

 

Lembre-se estamos neste plano para evoluir e oferecemos aquilo que temos. Aqui é nossa escola, onde aprendemos, erramos, repetimos de erro, e nosso amado Criador com todo seu amor e benevolência nos permite a autorresponsabilização pelos nossos atos e uma nova chance.

Quer saber mais? 

Clique em  Cursos, trilhas ou autocuidado e encontre o que mais se assemelha ao que gosta. 

Até breve!

  

bottom of page