top of page

Expectativa x Ansiedade


Expectativa não é ansiedade. A expectativa é um sentimento de espera, onde se espera algo acontecer, espera a reação sore algo, Assim como vemos nesta foto, o rapaz demonstra estar esperando um trem, pode ser uma simples espera como pode ser um espera expectante, ou seja, não vejo a hora disso acontecer.


Já a ansiedade é o medo. Ouvimos muitas pessoas falarem que estão ansiosas, ou se sentem ansiosas, quando na verdade estão expectante, aguardando uma resposta com a expectativa lá no alto. Claro que tem aquelas que sim, estão ansiosas ou são ansiosas.


As pessoas que realmente são ansiosas são aquelas que sentem muito medo medo de tudo, o tempo todo, elas vivem no futuro criando diversas possibilidades porque não tem o controle e tem medo do que pode acontecer, esperam o ruim na maioria das vezes. Algumas dizem que pensam no positivo, na verdade, a maioria tenta ou se engana, porque no fundo esta no negativo, afinal medo é uma emoção de baixa vibração, é uma vibração negativa.


Por exemplo, quando você participa de um processo seletivo você pode estar expectante ou ansioso, ou seja, você pode estar expectante pela resposta, aguardando por uma resposta positiva, como você pode estar com medo do resultado, pode achar que não foi tão bem, que não era qualificado, ou ainda, pode criar estes cenários.


Sabe aquelas pessoas que estão esperando alguém chegar e se passa 5 minutos a pessoa já acha que aconteceu algo, que houve um acidente, que foi sequestrado? Parece um absurdo isso ne?

Mas tem muitas pessoas assim, elas são ansiosas, e seu cérebro diante de um pensamento reage da pior maneira possível, o sistema límbico é rapidamente ativado e tudo passa a ser um potencial perigo.


Isso ocorre por diversas razões, seja porque passaram por situações que levaram a isso, seja porque acompanham notícias pesadas, sejam porque tendem a exagerar. Veja bem, muitas dessas pessoas nem percebem que são assim e estas atitudes estão enraizadas de tal forma em seu inconsciente que elas verdadeiramente acreditam que estão certas, e que algo vai acontecer, até sentem isso.


O ponto é que focam tanto nisso, colocam tanta energia que muitas vezes acontecem, o que fortalece as crenças instauradas.


Sim, temos momentos em que sentimos medo, o medo inclusive é bom na medida certa, é bom quando acionado para sua proteção, agora quando é constante, possivelmente precisa de maiores cuidados, de mais atenção e ajuda profissional, pois não faz bem, muitos são os sintomas físicos como aperto no peito, aceleração do coração, tremor, paralisia, falta de ar e assim por diante.


E você, já parou para se observar? Você é mais ansioso (a) ou expectante?


Que tal observar ?


Sugestão: Faça uma lista das situações em que você entende que te deixam ansioso (a), e depois reflita sobre cada item.


Namastê

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page